Hotéis portugueses surfam uma onda de crescimento estável e confiança em alta
Amsterdam, 30.07.2025 – Um novo conjunto de relatórios elaborado pela Statista, em parceria com a Booking.com, lança luz sobre as tendências que moldam o setor de alojamento na Europa — desde a evolução das competências exigidas e dos padrões de investimento até às diferentes perspetivas nacionais.
O otimismo permanece elevado entre os estabelecimentos hoteleiros portugueses à medida que se aproxima a época turística de 2025, com um desenvolvimento estável observado nos principais indicadores de desempenho. No geral, o acesso ao capital melhorou, provavelmente apoiado pelo crescimento estável das tarifas e da ocupação. Os hoteleiros portugueses investem mais na formação dos colaboradores do que a média da UE, com a maioria a pretender reforçar ainda mais o seu compromisso com a requalificação profissional. Muitos consideram a IA uma ferramenta útil, especialmente para o envolvimento dos clientes e para o marketing. Globalmente, a esmagadora maioria (84%) dos estabelecimentos hoteleiros portugueses encara o futuro com maior confiança. Em toda a Europa, e em consonância com os resultados anteriores do Barómetro, as cadeias hoteleiras tendem a apresentar um maior otimismo e intenção de investimento.
«Portugal destaca-se pelo seu otimismo consistente e pelo compromisso com o investimento a longo prazo. Os níveis de confiança estão entre os mais altos da Europa, e o foco na formação revela uma mentalidade voltada para o futuro.»
— Thomas Hinton, jornalista de dados na Statista
O Barómetro Europeu do Alojamento 2025 — agora na sua quinta edição — baseia-se nas respostas de mais de 1.000 estabelecimentos de alojamento. A série inclui um relatório comparativo europeu em inglês e 14 edições nacionais em língua local.
Shanhong Liu
Senior Editorial Researcher & Project Manager
Phone: +49 40 284 841 791